Laboratório de Ideias

Empoderamento Legal e Advocacia Comunitária na América Latina

4 projetos selecionados
US$5.000 e apoio técnico para cada projeto selecionado
8 meses para desenvolvimento do projeto

 

O Laboratório de Ideias é um concurso organizado pela Rede de Empoderamento Legal – com o apoio da Tinker Foundation, que busca apoiar e fortalecer organizações de América Latina que atuam junto a comunidades e grupos marginalizados da região para ajudá-los a conhecer, usar e (trans)formar o direito.

O Laboratório irá acompanhar o trabalho de organizações sem fins lucrativos, empresas sociais, cooperativas ou outros tipos de organizações latino-americanas que tenham experiência no campo do empoderamento legal, e que tenham alguma pequena idéia ou projeto inovador ou experimental específico que possa ser desenvolvido em até 8 meses.

Os projetos elegíveis podem, por exemplo, focar no trabalho junto a Promotoras Legais Populares, produzir materiais de capacitação comunitária (cadernos vídeos, áudios, etc.), desenvolver ações de comunicação e campanhas de incidência política junto às comunidades, possibilitar atividades de litígio estratégico, auditorias sociais, utilização de novas tecnologias, entre muitas outras atividades.

COVID-19: Também serão elegíveis as iniciativas que busquem adaptar suas formas de trabalho e apoiar as comunidades diante dos desafios que enfrentam no contexto gerado pela pandemia.

O essencial é que os projetos usem o empoderamento legal para ajudar as pessoas, grupos/coletivos e/ou comunidades a superar as injustiças, em qualquer de suas diversas formas.

Um painel de avaliadores/as determinará as 4 organizações participantes. Para mais informações sobre o concurso, clique aqui.

Para mais informações sobre o que é empoderamento legal e advocacia comunitária você pode consultar a publicação Empoderamiento Jurídico y Abogacía Comunitaria en Latinoamérica: Experiencias de acceso a la justicia desde la comunidad.
 

As aplicações para o Laboratório de Ideias estão fechadas.
image
Como candidatar-se ao Laboratório de Ideias?
  1. Se você ainda não é membro da Rede de Empoderamento Legal, inscreva-se aqui.
  2. Faça o login, e preencha e envie o formulário de inscrição.
Quais são os critérios de seleção?
  • Experiência comprovada da organização trabalhando junto às comunidades para que conheçam, usem e (trans)formem o direito.
  • Idéia inovadora (não sendo implementada atualmente) com potencial impacto.
  • Projeto com possibilidade de gerar aprendizagens para outras organizações.

Se você tiver alguma dúvida, por favor, envie-nos um e-mail para community@namati.org.