COVID-19: We've created a new online space for grassroots justice groups to discuss how to adapt and respond to the pandemic.  Explore it here.

Close X
  • Join
  •     |    
  • Login
  •     |    
Log in
Join

Avaliadores/as do Laboratório de Ideias

Empoderamento Legal e Advocacia Comunitária na América Latina

Constanza Argentieri
Co-Diretora da Asociación Civil por la Igualdad y la Justicia (ACIJ) – Argentina

Constanza Argentieri é advogada (UBA), tem mestrado em Direitos Humanos e Direito Humanitário (American University), especialização em Direitos Humanos e Direito Constitucional (UP) e é professora de graduação em Direitos Humanos e Garantias Fundamentais na UBA. Trabalhou na Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Argentina, no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Buenos Aires e na Associação para os Direitos Civis (ADC). Foi Diretora de Assistência Técnica do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH) e, em sua última função, dirige as áreas de promoção, capacitação e acompanhamento das recomendações e seus impactos na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Desde março de 2020, atua como Co-Diretora da Asociación Civil por la Igualdad y la Justicia (ACIJ).

image

Denise Dora
Co-Fundadora da Themis – Gênero, Justiça, Direitos Humanos – Brasil

Denise Dora é advogada de direitos humanos, co-fundadora da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. É formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, com LLM em Direito Internacional dos Direitos Humanos / Universidade de Essex, Reino Unido, e Mestrado em História, Política e Cultura / Fundação Getulio Vargas. Participa do Conselho Consultivo da Sociedade Civil da ONU Mulheres na América Latina.

image

Marco Aparicio Wilhelmi
Presidente do Observatori DESC – España

Marco Aparicio é doutor em Direito Público e professor associado de Direito Constitucional na Universidade de Girona, onde atualmente coordena o Programa de Doutorado em Direito, Economia e Negócios. Ele também é co-diretor da Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Humano Sustentável na mesma Universidade. Desde fevereiro de 2017, é presidente do Observatori DESC e, desde outubro de 2019, é membro do conselho do Instituto Internacional Catalão para a Paz (ICIP). Ele colabora com muitas organizações de direitos humanos, como a FIDH, o SOS Racismo, o Centro Jurídico Lesbos, entre outras.

image

Marco Fandiño Castro
Diretor de Estudos e Projetos do Centro de Estudios de Justicia de las Américas (CEJA) – Chile

Marco Fandiño é licenciado em Direito (Universidade de Santiago de Compostela), em Estudos Latino-americanos (Universidade Católica Argentina) e possui Mestrado em Governança e Direitos Humanos (Universidade Autónoma de Madrid). Participou como formador ou assessor em processos de reforma judicial na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Guatemala, Honduras, México e Uruguai. Foi consultor de organizações internacionais como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), assim como de instituições nacionais como o Ministério da Justiça e Direitos Humanos do Chile e o Ministério Público da Guatemala, entre outros. Marco Fandiño é também Diretor do ”Observatorio sobre Conflictividad Civil y Acceso a la Justicia” (OCCA), que tem como objetivo monitorar os problemas de acesso à justiça na América Latina, com especial ênfase em grupos em situação de vulnerabilidade social.

image

Walter Flores
Diretor Executivo do Centro de Estudios para la Equidad y Gobernanza en Los Sistemas de Salud – Guatemala

Walter tem mais de 20 anos de experiência profissional como pesquisador, consultor internacional, professor pós-graduado e gerente de projetos nas áreas de sistemas de saúde, direitos à saúde e participação cidadã. Seu trabalho profissional já foi realizado em mais de 25 países da América Latina, África, Oriente Médio, Ásia e Europa. É formado em Psicologia pela California State University (EUA), possui mestrado em Saúde Comunitária pela School of Tropical Medicine em Liverpool, Inglaterra, e doutorado em Desenvolvimento e Avaliação de Sistemas de Saúde pela mesma escola.

image