COVID-19: We've created a new online space for grassroots justice groups to discuss how to adapt and respond to the pandemic.  Explore it here.

Close X
  • Join
  •     |    
  • Login
  •     |    
Log in
Join

Network

logo

Comissão de Justiça e Paz de Brasília

Impasses de greves entre trabalhadores e patrões; Superação de conflitos sociais com ocupações de propriedades publicas; Mediação de debates de temas sociais, educação, saúde, direitos e meio ambiente

asdfasd Presence in: Brazil
Focus: Peace-building

A Comissão de Justiça e Paz de Brasília – CJP tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa humana, por meio da prática da caridade, da fraternidade e da cidadania no seio da sociedade civil, bem como zelar pela promoção da justiça na sua dimensão tanto individual como social, procurando promover a paz e estimular o exercício da cidadania e da democracia nas dimensões política, civil (promoção dos direitos humanos), econômica, social e cultural.

Em consonância com seus objetivos, a Comissão Justiça e Paz desenvolve uma agenda de atuação a fim de concretizar as seguintes diretrizes:

1-Análises de conjuntura e estudos estruturais focalizando o contexto do Distrito Federal, numa perspectiva tanto crítica quanto propositiva;

2-Pronunciamentos tendo como abrangência os desafios do Distrito Federal e/ou questões relevantes acerca dos objetivos da Comissão;

3-Publicações acerca de textos resultantes das análises, estudos e pronunciamentos, bem como textos produzidos por outras fontes, mas considerados de relevância para a missão, objetivos e estratégias da CJP;

4-Serviço à mobilização da sociedade civil, diretriz de natureza estritamente educativa. Diálogo com a sociedade a quem cabe articular-se e exercer sua cidadania de maneira democrática nos diferentes níveis de sua atuação.

Como estratégia geral para estruturação de suas atividades a Comissão Justiça e Paz articula-se com todos os níveis da sociedade, a partir das comunidades locais, adotando  o método do Ver – Julgar – Agir e estabelece parcerias com entidades e/ou comunidades que atuam em coerência com os princípios e objetivos da CJP.

A instância máxima de decisão da CJP é formada por um Colegiado, composto por 16 (dezesseis) membros e a Diretoria Executiva, composta pelo Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral e Tesoureiro, realiza a coordenação e gestão operacional de suas atividades em consonância com as diretrizes aprovadas pelo Colegiado.

 

People Associated With This Organization

José Márcio de Moura silva

Brazil  
Comissão de Justiça e Paz de Brasília
Joined November 2017
Interests: Peace-building
Sou graduado em Engenharia Agronômica (1965), pela ESA/UREMG, com mestrado em Fitotecnia (1977) pela ESALQ/USP. Trabalhei em órgãos do governo que atuam no setor da agricultura e do abastecimento, seja como técnico, pesquisador ou gestor. Atuei, também, em cooperativas de produtores rurais. Sou Presidente da Comissão Justiça e Paz de Brasília, desde 2013, entidade sensível aos problemas sociais e a luta pela justiça para as populações mais pobres.
José Márcio de Moura silva is the network champion (main point of contact) for Comissão de Justiça e Paz de Brasília.

Please contact community@namati.org to report outdated information or to ask a question about this profile.