COVID-19: We've created a new online space for grassroots justice groups to discuss how to adapt and respond to the pandemic.  Explore it here.

Close X
  • Join
  •     |    
  • Login
  •     |    
Log in
Join

Network

logo

Grupo Resgate da Cidadania

Teresópolis, Brazil
Joined August 2019

O Grupo Resgate da Cidadania foi formado por iniciativa popular com o objetivo de conscientizar, informar e buscar garantir o direito à moradia às vítimas da tragédia natural.



Presence in: Brazil
Focus: Environmental Justice, Housing & Sanitation

Nos servos do presente encontro, indicar os interesses do grupo “Resgate da cidadania”.

Como se as vítimas da catástrofe que assolou o município de Teresópolis em Janeiro de 2011 encontram-se sem respaldo. O motivo que uniu o grupo exposto do Estado do Rio de Janeiro e o Município de Teresópolis em frente aos seus anseios de realocação de moradia, o que foi com a entrega dos alas foi ainda mais prejudicado.

Um humano é humano. O Brasil reconhece o direito de moradia digno como um direito fundamental de toda a pessoa humana

O direito à habitação é tratado como um direito social pela Constituição Federal, sendo encontrado no rol dos direitos e garantias fundamentais. Desta forma, é evidente que é imprescindível uma vez que é positivo, que é assegurado com a frequência e grande capacidade de controle.

Arte Um Saúde, o Alimentação, o Trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a Segurança, a Segurança, a Proteção à maternidade e à infância, uma Assistência AOS Desamparados, uma forma Desta vez Constituição.

Ademais, o CF do Brasil também informa o Princípio da Isonomia, comumente definido como o princípio da igualdade, o qual se encontra assegurado em nossa Carta Magna no Art.5º, ” Todos são iguais, sem o menor número de qualquer natureza”. Essa igualdade é chamada de formal. De acordo com ele, é vetado que os legisladores criem ou editem leis que violem. O princípio da igualdade garante o tratamento igualitário de acordo com leis para os cidadãos.

O que se viu não é o caso do pagamento desigual para as pessoas da mesma situação, ou seja, como as dificuldades da mesma catástrofe com o para gente.

People Associated With This Organization

NATHALIA RODRIGUES

Brazil  
Grupo Resgate da Cidadania
Joined August 2019
Interests: Citizenship, Environmental Justice, Housing & Sanitation, Land & Natural Resources
Advogada / orientadora jurídica.
As atividades realizadas englobam orientações jurídicas à população vítima de Catástrofe Ambiental/ tragédia natural, notadamente a ocorrida em 2011 na região serrana do Rio de Janeiro (Brasil).
NATHALIA RODRIGUES is the network champion (main point of contact) for Grupo Resgate da Cidadania.

Please contact community@namati.org to report outdated information or to ask a question about this profile.