logo

Movimento Camponês Popular – MCP

Goiânia, Brazil
Joined June 2022

O Movimento Camponês Popular (MCP) no ano de 2008, como estratégia de enfrentamento e resistência na perda das sementes e empobrecimento do povo camponês, afetado pelo agronegócio no Brasil.

Presence in: Brazil
Focus: Community / Customary Land Rights, Community Organizing, Environmental Justice, Livelihoods, Women's Rights

O Movimento Camponês Popular (MCP) foi criado no estado de Goiás, em 2008. Naquela época, um intenso debate atravessou o conjunto dos movimentos populares do campo. Discussão dessa girava em torno da produção dos chamados agrocombustíveis. Poucos anos antes, em 2005, o Brasil lançou o Programa Nacional de Agroenergia, na tentativa de assumir a liderança do mercado internacional de agrocombustíveis. Naquele contexto, o país já era o maior produtor mundial de etanol, a partir da cana de açúcar. Os chamados biocombustíveis aparecem como uma forma de produzir energia alternativa ao petróleo .

Houve, então, uma onda massiva de investimentos na produção de combustível baseada no cultivo e processamento industrial de vegetais como o milho, a palma azeiteira, a cana de açúcar, dentre outros. A problemática central desta promessa era a disputa deste mercado com a produção agrícola destinada à alimentação. Ou seja, com o grande estímulo à produção de substâncias secundarias, a produção de alimentos subiriam e os preços. A realidade se concretizou a crise de 2007/2007/2008, quando houve grande aumento nos preços dos alimentos, em que o próprio Banco Mundial atribuiu ao desvio de grãos para produção de alimentos .

Outra consequência grave foi a concentração ainda maior das terras, já que a produção de agrocombustíveis se conglomerou em produtos como a cana de açúcar e a soja, fortalecendo o agronegócio e suas estratégias de ocupação das terras.  Era mais um do agronegócio, com seu projeto predatório que visa o lucro, desrespeita o meio ambiente, a diversidade, a cultura e não considera os critérios estabelecidos para a população e apenas para o planeta .

O MCP foi criado em julho de 2008, como estratégia de resistência a este processo. A partir dessa afirmação, assumimos como princípios a afirmação nacional do campo, por meio da construção da soberania alimentar popular e nacional.