« Back to Resources

Declaração da Villa Inflamable pelo Acesso à Justiça para todas/os e pelo Empoderamento Jurídico

No marco do encontro latinoamericano de experiências em empoderamento jurídico, que se realizou em Buenos Aires, Argentina (de 19 a 24 de junho), as 24 organizações participantes decidimos criar a Rede Latinoamericana de Empoderamento Jurídico.

Durante o encontro, discutiu-se e assinou-se a “Declaração da Villa Inflamable pelo Acesso à Justiça para todas/os e pelo Empoderamento Jurídico”, no qual se estabeleceram os princípios e compromissos que guiarão o grupo, bem como 26 exortações aos poderes públicos e privados e aos organismos internacionais para garantir o acesso à justiça para todos e todas.

Ainda que as organizações que participaram trabalhem em temáticas e contextos diferentes, todas consensualizaram que o empoderamento jurídico e o acesso à justiça são fundamentais para fazer reais os direitos de comunidades vulnerabilizadas. Assim, decidimos somar esforços para compartilhar aprendizagens, produzir informação e articular ações de incidência a nível nacional, regional e internacional.

Encontre a Declaração em Inglês aqui e em Espanhol aqui . Escreva a community@namati.org se está interessado/a em assinar a Declaração.

Download
Share:      
Uploaded on: Jul 10, 2017
Last Updated: Jul 12, 2017
Year Published: 2017
Author: Luciana Bercovich


Resource Tags

Resource Type: Practitioner Resources Issues: Community Paralegals, Generalist Legal Services, Governance, Accountability & Transparency, Policy Advocacy Tool Type: Laws, Policies & Legal Analysis, News & Opinions, Training Resources & Popular Education Method: Improving Governance, Accountability and Transparency, Promoting Citizens' Participation in Governance, Strengthening Customary Justice Systems Languages: Portuguese Regions: Argentina, Central America, South America