COVID-19: We've created a new online space for grassroots justice groups to discuss how to adapt and respond to the pandemic.  Explore it here.

Close X
  • Join
  •     |    
  • Login
  •     |    
Log in
Join

Network

logo

Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê

Santo Amaro, Brazil
Joined June 2020

Trabalhamos em Santo Amaro/BA. Nossa missão promover o desenvolver o ser humano em toda sua amplitude, sem qualquer forma de discriminação, por meio da educação, da cultura e do amparo espiritual.



Presence in: Brazil
Focus: Citizenship, Community / Customary Land Rights, Economic Empowerment, Education, Environmental Justice, Family, Gender-based violence, Generalist Legal Services, Governance, Health, Labor & Employment, Peace-building, Traditional / Customary Justice, Women's Rights

A Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê é constituída sob a forma de associação privada, é uma organização da sociedade civil de interesse público sem fins lucrativos, titular do CNPJ/MF nº 04.678.483/0001-39 com sede na Avenida Garcia, nº 38, bairro Derba, município de Santo Amaro, Bahia, possui foro na Comarca do mesmo município, possui prazo de duração indeterminada, fundada em 06 de junho 1998.

 

A organização é gerida por um diretoria composta por homens e mulheres em sua maioria negros.

 

É reconhecida como Patrimônio Cultural de Santo Amaro/BA.

 

Desenvolve projetos e ações em parceria com órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

 

É Ponto de Cultura do Programa Mais Cultura do extinto Ministério da Cultura do Brasil e da Secretaria de Estado da Cultura da Bahia desenvolvendo ações de capacitação e formação em audiovisual, línguas bantu e o yorubá, gestão e sustentabilidade cultural, elaboração de projetos, informática, capoeira, danças afro, corte e costura, culinária.

 

É também uma Rede de Economia Solidária dos Terreiros de Santo Amaro constituindo e articulando ações de formação e desenvolvimento socioeconômico comunitário integrando 7 outros terreiros em ações geração de trabalho, renda e empoderamento econômico feminino.

 

Promove anualmente a Caminhada do Recôncavo contra a Intolerância e o Racismo Religioso, articulando terreiros e comunidades de matriz africana de todo o território.

 

É a organização proponente do registro do Bembé do Mercado como patrimônio imaterial da Bahia e do Brasil. Tendo sida a responsável pela sua gestão e operacionalização nos últimos 10 anos.

 

Mantém o Grupo de Mulheres de Axé Oju Elemi que promove ações de promoção e proteção aos direitos das mulheres, principalmente a salvaguarda e autoproteção contra a violência doméstica.

People Associated With This Organization

Antonioni Afonso

Brazil  
Associação Beneficente Ilê Axé Ojú...
Joined June 2020
Interests: Citizenship, Community / Customary Land Rights, Economic Empowerment, Education, Environmental Justice, Family, Gender-based violence, Governance, Health, Labor & Employment, Peace-building, Women's Rights
Olá!

Sou Antonioni Afonso, administrador, gestor de organizações do terceiro setor (UEMG/MG), especialista em Direitos Humanos e Contemporaneidade, mestrando em Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA/BA). Fui membro da coordenação nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos, da Plataforma DHESCA Brasil de Direitos Humanos e da Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil.

Atualmente tenho me dedicado à pesquisa de mestrado que consiste em monitorar violações de direitos humanos relacionadas ao racismo e à intolerância religiosa contra religiões de matriz africana no Brasil, meu produto final será uma ferramenta que possibilite às comunidades que tiveram seus direitos ameaçados ou violados consigam identificar, analisar, mitigar, denunciar e desenvolver estratégias de superação das ameaças e violações. Na minha organização atuo como gestor de projetos e educação em gestão social para o desenvolvimento territorial, políticas públicas, direitos humanos, intolerância religiosa e racismo.
Antonioni Afonso is the network champion (main point of contact) for Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê.

Please contact [email protected] to report outdated information or to ask a question about this profile.