logo

Cooperativa Popular Amigos Do Meio Ambiente (COOPAMA)

Rio de Janeiro, Brazil
Joined May 2022

A COOPAMA atua junto as favelas do subúrbio do Rio de Janeiro. Tem como missão promover o bem estar e justiça social através do trabalho Cooperativista. Geramos trabalho, renda e preservação ambiental



Presence in: Brazil
Focus: Community Organizing, Education, Labor & Employment

A cooperativa Coopama foi fundada por moradores desempregados da favela do jacarezinho no subúrbio do Rio de Janeiro.

Está área onde estamos situados já foi o segundo parque industrial da cidade onde havia uma grande empregabilidade.

  • após a  estagnação econômica da década de 80 várias empresas saíram do bairro levando a criação de um grande bolsão de pobreza e aumento a desigualdade nesta região da cidade.
  • Migrantes vindos de Minas gerais em busca de oportunidade de emprego entre as décadas  de 50 e 60 foram agregados as indústrias da região.  Milhares de pessoas que trabalham nestas fábricas ficaram desempregadas sem perspectivas, buscando formas alternativa de sobrevivencia.
  • Neste contexto formamos a Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente. Buscando gerar trabalho e renda através da preservação ambiental na coleta de resíduos.
  • Somos um movimento SocioAmbiental,  entre pessoas em cooperação que se baseia de associados nas atividades econômica com vistas a atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro de um sistema excludente que leva a miséria. A 19 anos lutamos pela igualdade, respeito, bem estar social de milhares de pessoas cooperadas e suas famílias. Somos excluídos das políticas públicas de um sistema governamental que não presa pelo direito a vida da natureza e as pessoas.

Trabalhamos em prol de um planeta mais sustentável. Fazemos coleta em grandes geradores e também domiciliar. Após a coleta o material é levado até a cooperativa triado, prensado e vendido para industria para que sejam matéria prima para confecção de novos produtos. Este processo garante a sustentabilidade de nós catadores e também do meio ambiente.